top of page

Ansiedade & Psicoterapia

Atualizado: 3 de fev. de 2020


 

O que é Ansiedade?


Ter ansiedade nem sempre é ruim. A ansiedade é uma emoção humana normal que todas as pessoas sentem de vez em quando. Muitas pessoas sentem-se ansiosas ou nervosas, quando enfrentam problemas no trabalho, quando têm que tomar uma decisão difícil ou quando acham que alguma coisa negativa pode vir a acontecer. A ansiedade pode motivar e ajudar a manter a concentração e a capacidade de trabalho quando estamos sob pressão. Mas quando o medo, as preocupações ou o sofrimento físico começam a assumir o controlo, então podemos estar perante um problema de ansiedade.


A boa notícia é que a tranquilidade, a paz e a autonomia não estão tão longe quanto pensa. Existem muitas coisas que pode aprender a fazer para controlar a ansiedade e recuperar o controlo da vida. A psicoterapia individual e a psicoterapia de grupo pode ajudar.


Ansiedade & Psicoterapia

Sinais de Ansiedade


- Sente medos que não são reais ou relevantes e que limitam o dia-a-dia

- Preocupa-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si própria

- Evita locais ou situações porque se sente desconfortável

- Sofre por antecipação e por isso não vive determinadas experiências de forma plena

- Tem dificuldade em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite

- Sente dores e pressões físicas anormais

- Sente confusão mental e apatiaTem pensamentos repetitivos que não consegue desvalorizar ou ultrapassar

- Sente que está sempre acelerado até em situações calmas

- Não consegue sentir equilíbrio entre o corpo e a mente



psicologa Londres, psicologa portugues, catia lopes,

Por meio do diagnóstico correto e de muita conversa, o psicoterapeuta pode, em conjunto com o paciente, encontrar os verdadeiros motivos desta crise de ansiedade e tratar este tipo de reação que desencadeia uma crise. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de transtorno pode ser facilmente controlado, caso o paciente realmente se dedique e tenha interesse em se livrar deste incômodo.


Basicamente, o autoconhecimento, o autocontrole e exercícios que fortaleçam a confiança e a autoestima podem ter resultados extremamente favoráveis.

O importante é que a pessoa sinta-se em conexão com seu psicoterapeuta e confie nele para contar tudo que causa esta sensação. É um tratamento que precisa de uma via de mão dupla, além da participação e envolvimento do paciente; caso contrário, se torna apenas uma conversa sem resultados.








bottom of page