top of page

Como cuidar da sua saúde mental em momento de crise

Sentimento de solidão, alteração do sono, estresse, tristeza ou medo excessivo podem contribuir negativamente para a nossa saúde mental. Assim como para o enfraquecimento do nosso sistema imunológico, nos deixando mais vulneráveis ao COVID-19. Todos o fatores podem ser potencializados se nos encontrarmos afastados nos nossos grupos sociais- como é o caso da quarentena. Pensando nisso, resolvi compartilhar com você alguns dicas que podem te ajudar nesse processo.


  1. Mantenha-se conectado: uma ótima maneira de lidar com os efeitos relacionados ao estresse e o isolamento social durante a pandemia é nós mantermos conectados. O isolamento físico não significa que tenhamos que nos socialmente. Videochamadas, telefones, emails e até mesmo a boa e velha carta são uma maneira de nos mantermos conectados uns aos outros. Faça um bom uso da redes sócias e comunidades virtuais. Elas podem nos dar o senso de comunidade que venhamos a perder com o isolamento físico.

  2. Filtre a qualidade e quantidade de informações recebidas: a constante exposição ao tema e à informações de fontes duvidosas e/ou sem embasamento científico podem nos distanciar da realidade e super potencializar eventos negativos, gerando um sentimento de ansiedade e/ou mesmo pânico desnecessário. Portanto, tente compartilhar somente o necessário e informações de fontes seguras, e por uma determinada quantidade de tempo por dia. Aproveitando o resto do seu tempo para se engajar em outros assuntos e atividades.

  3. Mantenha uma rotina: Uma boa estratégia para cuidar da saúde mental é planejar uma rotina, já que ter um hábito regular traz equilíbrio emocional. Quarentena não é férias. Então, tente manter a sua rotina mais próxima do normal o possível. Alimentação, sono, trabalho (caso seja possível), atividade física etc...Para aqueles que não podem trabalhar é hora de aproveitar o tempo livre para organizar a casa, se exercitar, praticar o relacionamento familiar ou mesmo desenvolver atividades que tragam prazer, o ócio criativo.



4. Faça atividade física: Apesar das academias estarem fechadas e de devermos evitar qualquer atividade que exija uma concentração de pessoas. Ainda assim, podemos nos exercitar em casa, pedalar, fazer uma caminhada... Quando nos exercitamos,liberamos endorfina. A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.


5. Tire projetos da gaveta: Nao tem nada para fazer? Que tal investir energia naquele projeto que você nunca tem tempo de desenvolver? Pode ser uma ótima forma de estimular a sua criatividade, manter a mente engajada e focar em outro assunto que não seja a pandemia.


6. Aceite, reconheça e acolha seus sentimentos: A psicologia explica que o medo é uma resposta adaptativa que ajuda a nos mantermos alerta e tomarmos medidas para diminuir os riscos, evitar ou enfrentar o que nos ameaça. Mas, quando esse medo toma proporções descabidas, pode ser expressado em forma de crise de ansiedade. Que pode ser alimentada pela incerteza que vivenciamos no momento. A tristeza também pode aparecer, devido ao isolamento social, falta de rotina e desesperança de que dias melhores virão. Se esses sentimentos vierem,em algum momento nessa quarentena, os reconheça, aceite e acolha sem julgamento. E, se sentir vontade, compartilhe-os num diário,com um amigo, medite... Tente não resistir. “O que resiste,persiste!”...Somos todos humanos e, como tais, estamos vulneráveis a esses e muitos outros sentimentos. E, num nível leve a moderado, eles são até mesmos esperados. Fazem parte da nossa condição humana. Mas, não nos tornam pessoas fracas ou incapazes, como muitas vezes nos julgamos.


7.Peça a ajuda: Se esses sentimentos tomarem uma proporção que fuja do seu controle, peça ajuda! Você não precisa sofrer sozinho. Converse com um amigo, um familiar, alguém da sua confiança. E se achar que deve, procure uma ajuda profissional. Mas cuide da sua saúde mental. Ela importa tanto quanto a sua saúde física!


Posts recentes

Ver tudo

O que você sabe sobre compulsão alimentar?

Muitas pessoas têm dúvida sobre esse tema e acabam confundindo exageros ocasionais com o Transtorno da Compulsão Alimentar(TCA). Se você é uma dessas pessoas, vale a pena a leitura. Sabe quando temos

bottom of page